SONAR NA IMPRENSA - 13/02/2014

ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO

 

 

Alice Pedrosa CFP®

Diretora de Relacionamento da Sonar Investimentos

Especialista em Finanças/Controladoria pela Fundação Dom Cabral (FDC)

 

 

Os interessados em investir no mercado financeiro têm acesso a uma ampla lista de opções para alocar recursos. Diante do diversificado portfolio de alternativas, a contratação do serviço de Gestão Personalizada, também conhecido como Administração de Carteira, visa simplificar o dia a dia dos investidores. A falta de disponibilidade de tempo, a sofisticação dos produtos do mercado financeiro, as mudanças no cenário macroeconômico, somadas ao aumento da renda e do patrimônio das pessoas, ampliaram a procura por este tipo de serviço no Brasil. A profissionalização agrega valor, pelo grande conhecimento técnico do gestor, com aconselhamentos nas entradas, nas renovações/ realocações.

 

 

A Administração de Carteira é a gestão parcial ou total dos recursos aplicados nas várias instituições financeiras. Ou seja, o investidor passa a contar com o auxílio de profissionais especializados, com o objetivo de obter o maior retorno para um determinado nível de risco. Importante ressaltar que a Carteira Administrada se difere dos serviços oferecidos pelos Private Bank, que apenas fazem a gestão dos recursos investidos na própria instituição.

 

Os objetivos deste tipo de serviço são otimizar a performance das aplicações e buscar melhores opções de investimentos, sempre considerando o tripé: rentabilidade/risco/liquidez. O investidor, por sua vez, recebe um único extrato com a consolidação de seus investimentos, detalhamento de todos os ativos que compõem o portfolio, informações da rentabilidade total da carteira e da volatilidade, que são dados relevantes na tomada de decisão.

 

 

O serviço de Gestão Personalizada pode ser dividido em três principais momentos: a coleta de dados, o diagnóstico e o acompanhamento. Em um primeiro momento, é feita análise detalhada, em conjunto, de todos os investimentos a serem feitos. Na fase do diagnóstico, são recomendados produtos dentro do perfil de risco do cliente. Por fim, na etapa do acompanhamento são realizadas reavaliações periódicas, que incluem revisões de portfolio, dentro do perfil de risco e das mudanças no cenário econômico.

 

 A Administração de Carteira permite a análise de cada produto, avaliando os riscos que serão assumidos, a rentabilidade oferecida, a liquidez e a tributação, agregando desta forma, um dos grandes pilares da administração de recursos, o planejamento fiscal e o planejamento sucessório.

 

Fonte: Artigo Diário do comércio