SONAR NA IMPRENSA - 02/11/2014

GESTOR MINEIRO VÊ CENÁRIO RUIM PARA O BRASIL

 

Gestor de investimentos da Sonar, Ricardo Ribeiro ainda não viu nenhuma indicação de mudança concreta no segundo mandato da presidente Dilma. “A gente vê um cenário ruim para o Brasil, com inflação e juros em alta”, diz. Daí, os financiamentos ficam mais caros, e as compras no exterior, idem.

Para Ribeiro, o cenário de alta de juros nos EUA tende a reverter a entrada de dinheiro no Brasil. “É lógico que não é de um dia para o outro, mas é uma tendência”, avalia.

Mas o ano, de acordo com Ribeiro, vai ser de recessão. “É preciso fazer reajustes de combustíveis, das contas de energia elétrica, aumentar o superávit primário. E para o governo economizar, tem que deixar de gastar, aí, deixa de comprar máquinas, fazer serviços, é menos atividade econômica”, explica.

Se o atual governo conseguir sinalizar estabilidade jurídica ou outras medidas que induzam os investidores a apostar no Brasil, Ribeiro acredita que será criado um elemento que se contrapõe à recessão.

Ano de adversidades pode ser favorável para os fundos. “Se você estiver acertando no cenário, vai conseguir dar um retorno bom para o cliente”, diz. (HL)

Fonte: Jornal O Tempo